Relato do Planejamento e execução de aula usando hipertexto ou internet

No atual momento, recorrer a inovações que permitem facilitar nosso desempenho como profissionais da educação tem sido uma opção no mínimo favorável, visto que, a multiplicidade de atividades vem consumindo o nosso tempo de tal forma que buscar praticidade é a única maneira de atingirmos nossos objetivos.
A rede de internet disponibiliza material suficiente para que possamos enriquecer nosso trabalho. Planejar um trabalho ou executar uma atividade tendo este espaço como fonte de pesquisa é no mínimo tranqüilizador. E desta forma me senti planejando uma aula sobre a poluição da água, utilizando como fonte de pesquisa a internet, um campo vasto de conteúdos fáceis de serem encontrados e compreendidos, idéias disponíveis que completam as propostas elaboradas.

Para a execução das aulas bastou então que se buscasse as alternativas de recursos existentes no espaço escolar. A utilização do data show foi indispensável na apresentação dos slides que retratavam a atual situação de alguns mananciais. Sem contar que a imagem rouba a cena, a aceitação deste tipo de aula, com recursos de áudio e vídeo, consegue fazer com que cem por cento dos alunos prendam suas atenções no conteúdo trabalhado. Neste sentido o objetivo da aula foi alcançado, a aprendizagem de fato ocorreu. O fato de já ter realizado outras atividades com o uso das tecnologias disponíveis na escola facilitou para mim o manuseio dos recursos tecnológicos nas aulas, proporcionando para mim e principalmente para os alunos a realização de uma aula produtiva.

Na realização desta atividade, pude como já mencionei anteriormente, navegar pelas inúmeras oportunidades da internet, aprender mais sobre o conteúdo disponível na rede e proporcionar para os alunos uma aula bem elaborada, mais dinâmica e bem sucedida.



• Conteúdo trabalhado: Poluição das águas

• Disciplina: Geografia

• Professora: Edinar Moreira Maciel Marques Amado

• Escola: Escola Estadual Denise Gomide Amui