O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras (Freire e Prado, 1999). No entanto, o ato de projetar requer abertura para o desconhecido, para o não-determinado e flexibilidade para reformular as metas à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas.
Foi nesse sentido que a equipe escolar, no papel do ator principal – o professor - propôs transformar uma idéia em sentido real a ser concretizado com a participação do foco central que é o aluno.
O Projeto Gincana Ortográfica Digital foi um trabalho voltado aos alunos do 4º “A” e “B”, contemplando a leitura e escrita junto à inclusão digital, buscando assim um desenvolvimento da ortografia, contextualizando as diversidades dos vocabulários regionais com a utilização das novas tecnologias, sendo auxiliar no ensino e aprendizagem.
O objetivo geral foi desenvolver as habilidades da oralidade e escrita, valorizando as regras ortográficas com a utilização das novas tecnologias como auxílio na construção de conhecimentos, valorizando o regionalismo e a cultura local dentro da norma culta.
Especificamente foi trabalhada ludicamente a escrita correta das palavras; identificando as regras ortográficas de cada palavra; proporcionando também a inclusão digital através o uso das tecnologias.
Os alunos puderam ter conhecimento de variadas normas e formas das palavras com pesquisa na internet sobre a temática em estudo. Houve o momento para socialização das experiências vistas durante e após o desenvolvimento do Projeto. Organizou-se um mural das palavras trabalhadas e sua significação.
A avaliação ocorreu no decorrer da exposição do projeto e de maneira classificatória a cada etapa, valorizando o desempenho de cada educando dentro dos aspectos de desenvolvimento da oralidade e escrita da capacidade de cada habilidade adquirida dentro das regras ortográficas da Língua Portuguesa.
O Recurso Pedagógico utilizado: Computador/ internet/ Data Show/ Microfone/ Fone de Ouvido/ Maquina fotográfica/ Impressão de fotos/ papel sulfite/ medalhas/ coleção de livros/ Certificados de participação/ isopor.
Com a realização do Projeto Gincana Ortográfica Digital, os alunos puderam verificar as dificuldades relacionadas à ortografia, potencializar questões referentes à leitura e produção de texto e também a inclusão digital. O trabalho foi direcionado aos alunos das turmas do 4º anos “A e B” buscando assim um desenvolvimento da ortografia, contextualizando as diversidades dos vocábulos da nossa língua e das novas tecnologias, no qual os alunos puderam compreender a importância de rever o que ler e o que escrevem. Possibilitando aos alunos a habilidades de reconhecer os erros escritos e corrigi-los. Juntamente com a ortografia correta foram mostrados aos alunos outros tipos de erros cometidos na escrita, como o uso de acentuação, parágrafos e estruturação das frases.
Foi nesse sentido que a equipe escolar, no papel do ator principal – o professor - propôs transformar uma idéia em sentido real a ser concretizado com a participação do foco central que é o aluno.
O Projeto Gincana Ortográfica Digital foi um trabalho voltado aos alunos do 4º “A” e “B”, contemplando a leitura e escrita junto à inclusão digital, buscando assim um desenvolvimento da ortografia, contextualizando as diversidades dos vocabulários regionais com a utilização das novas tecnologias, sendo auxiliar no ensino e aprendizagem.
O objetivo geral foi desenvolver as habilidades da oralidade e escrita, valorizando as regras ortográficas com a utilização das novas tecnologias como auxílio na construção de conhecimentos, valorizando o regionalismo e a cultura local dentro da norma culta.
Especificamente foi trabalhada ludicamente a escrita correta das palavras; identificando as regras ortográficas de cada palavra; proporcionando também a inclusão digital através o uso das tecnologias.
Os alunos puderam ter conhecimento de variadas normas e formas das palavras com pesquisa na internet sobre a temática em estudo. Houve o momento para socialização das experiências vistas durante e após o desenvolvimento do Projeto. Organizou-se um mural das palavras trabalhadas e sua significação.
A avaliação ocorreu no decorrer da exposição do projeto e de maneira classificatória a cada etapa, valorizando o desempenho de cada educando dentro dos aspectos de desenvolvimento da oralidade e escrita da capacidade de cada habilidade adquirida dentro das regras ortográficas da Língua Portuguesa.
O Recurso Pedagógico utilizado: Computador/ internet/ Data Show/ Microfone/ Fone de Ouvido/ Maquina fotográfica/ Impressão de fotos/ papel sulfite/ medalhas/ coleção de livros/ Certificados de participação/ isopor.
Com a realização do Projeto Gincana Ortográfica Digital, os alunos puderam verificar as dificuldades relacionadas à ortografia, potencializar questões referentes à leitura e produção de texto e também a inclusão digital. O trabalho foi direcionado aos alunos das turmas do 4º anos “A e B” buscando assim um desenvolvimento da ortografia, contextualizando as diversidades dos vocábulos da nossa língua e das novas tecnologias, no qual os alunos puderam compreender a importância de rever o que ler e o que escrevem. Possibilitando aos alunos a habilidades de reconhecer os erros escritos e corrigi-los. Juntamente com a ortografia correta foram mostrados aos alunos outros tipos de erros cometidos na escrita, como o uso de acentuação, parágrafos e estruturação das frases.
Nenhum comentário:
Postar um comentário